Blog

Aneurisma de aorta: causas e sintomas

Aneurisma de aorta: causas e sintomas

O aneurisma da aorta é uma doença silenciosa, de grande incidência e potencialmente perigosa.  Para compreender esse problema circulatório é essencial entender os termos separados. 

Assim, aneurisma é referente a uma dilatação anormal de qualquer vaso sanguíneo, podendo ocorrer em todo corpo. Já aorta é a principal artéria do corpo humano. Ou seja, um aneurisma de aorta é uma dilatação anormal na principal artéria do nosso corpo.

Inclusive, a aorta desempenha um papel essencial no transporte de sangue oxigenado e nutrientes para todas as partes do organismo. No entanto, é também o segundo vaso sanguíneo mais afetado por aneurismas – o tipo mais comum da doença é o  aneurisma cerebral

Causas comuns do aneurisma de aorta

Um dos principais fatores associados ao desenvolvimento do aneurisma de aorta é a aterosclerose, processo no qual as artérias se endurecem e perdem elasticidade devido ao acúmulo de placas de gordura. Desse modo, essa condição aumenta significativamente o risco de formação de aneurismas.

Além da aterosclerose, existem outros fatores de risco que contribuem para o surgimento do aneurisma da aorta. Entre eles, destacam-se:

Conhecer os fatores de risco é essencial para conseguirmos monitorar a saúde dos vasos sanguíneos nos pacientes que correm risco maior de desenvolvimento de um aneurisma.

Sendo que a detecção antecipada do aneurisma da aorta permite a implementação de estratégias preventivas e tratamentos específicos para evitar o rompimento da aorta, uma complicação grave

Assim, manter um estilo de vida saudável e realizar check-ups regulares são medidas indispensáveis para quem deseja reduzir os riscos relacionados ao aneurisma da aorta.

Identificando os sintomas do aneurisma de aorta

É fundamental identificar precocemente os aneurismas de aorta, pois a maioria deles é assintomática. Frequentemente, são detectados durante exames de rotina ou enquanto se investigam outras condições abdominais, como cálculos renais ou de vesícula biliar.

No entanto, em algumas situações, podem surgir indícios que apontam a necessidade de avaliação médica urgente, são eles:

  • Desconforto e peso no abdome e nas costas;
  • Dor súbita e intensa no peito ou nas costas;
  • Dificuldade para respirar;
  • Queda de pressão;
  • Taquicardia.

Tratamento

O tratamento do aneurisma de aorta é de suma importância para garantir a saúde dos pacientes. Nesse sentido, há duas opções cirúrgicas principais como tratamento: 

  • Cirurgia convencional (aberta): implica na substituição do segmento dilatado por uma prótese costurada cirurgicamente. Essa abordagem é menos realizada atualmente.
  • Tratamento endovascular: é minimamente invasivo e utiliza uma endoprótese inserida por cateterismo. 

Tratamento com endopróteses

Os procedimentos minimamente invasivos oferecem uma série de benefícios significativos para o tratamento de aneurismas de aorta. 

As endopróteses, por exemplo, são próteses metálicas revestidas com tecido, projetadas para funcionar como túneis pelo vaso sanguíneo, excluindo a passagem do sangue por dentro do aneurisma.

Essa abordagem tem se mostrado altamente eficaz na prevenção de complicações, como ruptura do aneurisma, enquanto minimiza o tempo de recuperação e o risco de complicações pós-operatórias.

Além disso, ao evitar a necessidade de cirurgia aberta, os procedimentos minimamente invasivos reduzem o tempo de internação hospitalar e promovem uma recuperação mais rápida e confortável para o paciente. 

Esses avanços na medicina vascular têm revolucionado o tratamento de aneurismas de aorta, proporcionando resultados promissores com menos impacto para os pacientes.

Prevenção do aneurisma de aorta

Além do tratamento, a prevenção também é um pilar fundamental na luta contra o aneurisma de aorta. 

Desse modo, é necessário a adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e controle de fatores de risco como hipertensão e tabagismo. 

É essencial estar atento aos sinais e sintomas da doença e realizar check-ups regulares, especialmente se houver histórico familiar.

Procure um especialista

Se você ou alguém que você conhece apresentar sinais de possível aneurisma de aorta, não hesite em agendar uma consulta. 

Meu nome é Marcelo Giusti, sou cirurgião vascular, e com minha vasta experiência e conhecimento, posso fornecer uma avaliação precisa e orientar sobre o tratamento adequado, garantindo sua segurança e bem-estar.

Portanto, não adie a busca por informações e cuidados médicos. Agende uma consulta e tenha a tranquilidade de estar cuidando da sua saúde. 

Leia também: Aneurisma de aorta: conheça as opções de tratamento!

 

Dr. Marcelo Giusti 

Médico | CRM-SP 132068

Cirurgião Vascular | RQE 52453

Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia | RQE 59003