embolização de mioma uterino

Embolização de mioma uterino – Saiba o que é!

Conheça a embolização de mioma uterino, uma opção minimamente invasiva, moderna e inovadora, que ajuda a aliviar os sintomas causados pelos miomas do útero.

Antes de conhecer a embolização de mioma uterino, é importante entender o que de fato são os miomas.

Os miomas são tumores benignos, frequentemente descritos como nódulos, que se desenvolvem no útero durante os anos reprodutivos.

Eles podem variar em tamanho, desde pequenos nódulos até grandes massas, e muitas vezes podem causar desconforto, dor pélvica, sangramento menstrual intenso e até dificuldades para engravidar.

A embolização de mioma uterino bloqueia o fornecimento de sangue para esses miomas, impedindo que cresçam e reduzindo seus sintomas. Saiba mais continuando a leitura!

Leia também: Como o diabetes ​afeta a circulação?

Causas do mioma uterino

É preciso entender que o desenvolvimento dos miomas no útero não tem uma causa bem definida. Sabe se que possui relação com os hormônios progesterona e estrogênio. Esses hormônios desempenham papéis fundamentais no corpo da mulher, sendo produzido, principalmente, nos ovários e influenciando diversos sistemas do organismo feminino. Vale ressaltar que, em geral, os miomas uterinos não apresentam alta probabilidade de se tornarem malignos.

Fator contribuinte

A falta de uma causa definitiva para o desenvolvimento de miomas não impede que compreendamos a multiplicação desordenada das células do tecido muscular do útero como um fator contribuinte.

Essa multiplicação pode estar associada às alterações hormonais nas mulheres, especialmente porque os sintomas tendem a surgir em mulheres adultas e diminuir após a menopausa.

Além disso, é interessante observar que mulheres em terapia de reposição hormonal podem experimentar uma maior frequência de sintomas relacionados aos miomas.

Além do tratamento cirúrgico convencional ou por vídeo-laparoscopia, é relevante explorar opções de tratamento, e a embolização de mioma uterino surge como uma alternativa minimamente invasiva.

Esse procedimento bloqueia o fornecimento de sangue para os miomas, reduzindo o crescimento deles e aliviando sintomas, sem a necessidade de cirurgia aberta ou remoção do útero.

Principais sintomas

Os miomas podem causar vários desconfortos, que servem como sinal de alerta para a doença. Os mais comuns, são:

• Dor intensa na barriga;
  • Desconforto durante as relações íntimas;
  • Problemas intestinais, como sensação de prisão de ventre;
  • Período menstrual prolongado.

Além disso, em algumas situações, os miomas podem dificultar a gravidez ou afetar o desenvolvimento da gestação.

Portanto, o mioma pode afetar a qualidade de vida das mulheres, causando inúmeros problemas como os citados acima.

Porém, nem sempre a doença aparenta sintomas. Os sinais costumam surgir com mais intensidade quando há um número elevado de miomas ou quando eles apresentam grande volume.

Tratamento: conheça a embolização de mioma uterino

A embolização de mioma uterino é uma das técnicas disponíveis para tratar miomas. Ela possibilita entupir seletivamente e de forma precisa a circulação dos miomas, impedindo que cresçam e reduzindo seus sintomas.

Como é realizada a embolização de mioma uterino?

Durante o procedimento, o médico intervencionista insere cateteres muito finos e delicados dentro da artéria uterina. O acesso do cateterismo é feito por punções, normalmente na virilha, sem cortes.

Com a orientação de um equipamento de raio-X em tempo real, direcionamos esses cateteres até a artéria que alimenta o mioma, injetando um tipo de micropartículas que bloqueiam a microcirculação  dos miomas e interrompem o fluxo de sangue para o tumor.

Esse bloqueio resulta na redução do tecido miomatoso. Por isso, os miomas localizados na musculatura uterina (miométrio) tendem a apresentar os melhores resultados com essa técnica.

Benefícios da embolização de mioma uterino

A embolização de mioma uterino é considerada uma alternativa segura e eficaz para tratar miomas, proporcionando resultados satisfatórios. A técnica ainda apresenta:

• Menor tempo de recuperação em comparação com outros métodos mais invasivos;
  • Pouco ou nenhum impacto na circulação uterina e dos órgãos adjacentes, como a bexiga e os ovários;
  • Redução da dor e do sangramento;
  • Preservação do útero;
  • Melhor resultado estético, não deixando cicatrizes visíveis.

Com relação à gravidez, não há comprovações de que o procedimento aumente as possibilidades. Contudo, percebemos que a embolização reduz o tamanho do mioma uterino, podendo facilitar o processo de engravidar.

Vale dizer que a embolização é uma técnica que pode ser utilizada para outros tratamentos, como resolução de sangramentos ginecológicos, até mesmo durante o parto.

Qual médico realiza a embolização de mioma uterino?

O tratamento por embolização de mioma uterino é realizado preferencialmente pelo médico radiologista intervencionista. Pois, é preciso experiência, conhecimento na área e habilidades técnicas avançadas para poder realizar o procedimento com segurança e eficacia.

Eu, Dr. Marcelo Giusti, sou um médico radiologista intervencionista preparado para realizar a embolização de mioma uterino. Conte comigo para garantir o cuidado adequado para o seu caso. Agende sua consulta e saiba mais!

Leia mais: Aneurisma de aorta, uma doença circulatória silenciosa!