Muitas pessoas acreditam que a especialidade médica relacionada ao sistema circulatório lida exclusivamente com procedimentos cirúrgicos – mas a verdade é que um cirurgião vascular vai muito além disso, cuidando de potenciais problemas antes mesmo que eles apareçam. Por meio do diagnóstico e tratamento de diversas doenças, como as que vai descobrir ao longo desse artigo.
Acompanhe aqui quais doenças o cirurgião vascular (também conhecido como angiologista) trata.
O que é a cirurgia vascular?
A cirurgia vascular é a especialidade médica dedicada ao tratamento clínico e cirúrgico de doenças dos vasos sanguíneos, incluindo artérias, veias e vasos linfáticos.
O cirurgião vascular é altamente treinado e especializado em diagnosticar e tratar uma ampla gama de condições que podem afetar diretamente a integridade do sistema circulatório.
As doenças tratadas pelo cirurgião vascular
Entendendo a importância do cirurgião vascular, é hora de conhecer quais são as principais doenças que tratamos. Se você enfrenta problemas relacionados à circulação ou conhece alguém que sofre com essas doenças, veja na seção a seguir os principais sinais para buscar ajuda médica quanto antes.
Doença arterial periférica
A doença arterial periférica (DAP) é caracterizada como uma condição de saúde em que as artérias que fornecem sangue aos membros inferiores, ficam estreitadas ou bloqueadas. Isso se dá pelo acúmulo de colesterol no interior dos vasos.
Essa condição pode acabar resultando em sintomas que vão desde dores nas pernas ao caminhar até feridas que não cicatrizam e podem levar a complicações mais graves, como amputações.
Nesse sentido, o cirurgião vascular desempenha papel fundamental no tratamento da Doença Arterial Periférica – realizando o diagnóstico precoce e tratamento que contribui para um melhor fluxo sanguíneo.
Aneurismas
Os aneurismas são dilatações anormais das paredes das artérias. Quando não são tratados, eles podem se romper e causar hemorragias internas, representando uma ameaça à vida.
Nesse caso, o cirurgião vascular exerce papel importante para identificar, monitorar e tratar aneurismas. Em muitos casos, torna-se necessário um procedimento cirúrgico para reparar a parede danificada da artéria.
Trombose Venosa Profunda
A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição em que um coágulo sanguíneo é formado em uma veia, geralmente nas pernas. Isso pode causar inchaço, dor, calor e vermelhidão da pele. Além de um aumento considerável ao risco de embolia pulmonar, que é quando um fragmento desse coágulo pode se desprender e ser levado pela corrente sanguínea até os pulmões.
O papel do cirurgião vascular é diagnosticar e tratar a TVP, que pode envolver o uso de anticoagulantes e, em casos graves, procedimentos cirúrgicos invasivos para remover o coágulo.
Úlceras Venosas
Quando as varizes não são diagnosticadas e tratadas, elas podem acabar avançando para quadros mais graves – conhecidos também como úlceras venosas.
Essas feridas costumam ser dolorosas e podem se tornar crônicas se não receberem o devido cuidado.
O cirurgião vascular desempenha trata essas úlceras, restaurando o fluxo sanguíneo e auxiliando na cicatrização.
Outras condições
Além das doenças mencionadas, o cirurgião vascular também trata outras condições, incluindo linfedema, traumatismos vasculares e compressão de vasos.
O cirurgião vascular é de extrema valia, principalmente, para diabéticos, fumantes e pacientes com colesterol alto.
É uma especialidade médica que, em conjunto com outras especialidades como cardiologia, hematologia e endocrinologia, fornece cuidados abrangentes aos pacientes com doenças circulatórias, proporcionando assim mais saúde e qualidade de vida.
Quando procurar um cirurgião vascular?
Infelizmente, muitos pacientes acabam procurando um cirurgião vascular apenas quando os sintomas já estão avançados, o que pode dificultar o tratamento e resultar em complicações irreversíveis e potencialmente fatais.
É fundamental que, ao surgirem sinais que indiquem má circulação, o profissional seja acionado para uma avaliação detalhada. Lembre-se: a prevenção e o tratamento precoces poderão evitar problemas graves em um futuro próximo. Principalmente, se fuma ou sofre com diabetes e colesterol alto.
Dito isso, você deve considerar consultar um cirurgião vascular sempre que estiver enfrentando qualquer um desses sintomas: dor, inchaço ou cansaço nas pernas, além de feridas na pele. Em caso de histórico familiar de doenças circulatórias, a consulta também deve ser considerada algo importante.
Conclusão
Como dito, o cirurgião vascular é o profissional que desempenha um papel fundamental na prevenção, diagnóstico e tratamento de uma variedade de doenças circulatórias, independentemente da idade. E a busca por avaliação precoce, especialmente ao surgirem sintomas ou houver fatores de risco, pode fazer a diferença na qualidade de vida e na prevenção de complicações graves.
Se você procura ajuda médica ou conhece alguém que demonstra algum dos sintomas descritos aqui, pode agendar uma consulta comigo. Sou o Dr. Marcelo Giusti, cirurgião vascular. Tenho formação pela Faculdade de Medicina do ABC e vasta experiência como especialista em cirurgia vascular, cirurgia endovascular e radiologia intervencionista.
Entre em contato conosco ainda hoje e cuide-se! Para mais conteúdos sobre o sistema circulatório, continue acompanhando o site.